Apesar da obrigatoriedade, muitos insistem em não usar a máscara em Ilhéus

Máscara, além de obrtigatória, oferece segurança
Maurício Maron

Apesar da obrigatoriedade do uso de máscaras nas ruas de Ilhéus, ainda há diversas pessoas que não obedecem a determinação municipal. No centro, em especial nas filas de bancos e lotéricas, ainda há muitas pessoas acionadas pela fiscalização da Prefeitura no sentido de usar a proteção. O mais curioso é que quem não usa, carrega a máscara no bolso. Transforma um equipamento de proteção em mais um apetrecho no bolso ou na bolsa.

O Jornal Bahia Online testemunhou diversos casos no centro. Mas eles também se estendem aos bairros periféricos. No Malhado, por exemplo, nossa reportagem identificou inúmeras pessoas circulando sem a proteção. Chama a atenção o número de adolescentes dos casos flagrados. Em especial mulheres. Geralmente encontram na máscara de proteção, um ingrediente contra a beleza. Há também casos de mães que usam o equipamento, mas não o estende aos filhos que lhes acompanham.

Fora isso, casos de uso incorreto. Pessoas utilizam a máscara sem que as mesmas cubram o nariz. A respiração, segundo especialistas, é uma das formas de contágio. Também comumente pôde ser observado que muitas crianças retiram a máscara, na rua, quando a hora de um lanche. De acordo com o decretgo assinado pelo prefeito Mário Alexandre, quem nãoi estiver de máscara em locais públicos poderá ser levado pela polícia.